IndyCar Series – Chevrolet Detroit Grand Prix

São Paulo, 14 de junho de 2021
Por: Dedê Gomez
Fotos: Indycar

Rodada dupla no fim de semana foi emocionante!

A única rodada dupla do calendário da IndyCar foi disputada no fim de semana 12 e 13 de junho, no circuito de rua Belle Isle Park no centro da cidade empolgando a todo público presente na pista ou assistindo na TV. A ComBrasilTV, um conglomerado de mais de 100 canais de TV no Brasil, transmitiu todos os treinos ao vivo e a corrida em VT as 21 horas no domingo 13 de junho, atingindo expressiva audiência. A partir 500 Milhas de Indianapolis, todos os treinos para as corridas são exibidos ao vivo pela ComBrasilTV, e aos domingos a partir das 21 hrs. o VT completo das corridas em conjunto com os canais Universitarios Comunitarios (Net 11e Vivo 10).

A temporada da IndyCar 2021 está fantástica, pois até antes da corrida de Detroit havia em seis corridas houve 6 diferentes vencedores. Detroit por ser uma rodada dupla, teve treinos livres na sexta-feira a tarde, e no sábado pela manhã dia da primeira corrida quando foram realizados os treinos de classificação para formação do grid de largada. Duas horas após o termino desses foi realizada a corrida. No domingo o mesmo procedimento para a corrida 2.

Corrida 1:
Pato O’Ward, marcou a pole position seguido por Alexander Rossi, Romain Grosjean e Ed Jones nas duas primeiras filas. Curiosamente depois da classificação todos os carros foram recolhidos ao parque fechado sem que se pudesse fazer nada com eles.

Assim que foi dada a largada, Pato O’Ward assumiu a liderança seguido por Alexander Rossi e Ed Jones. Logo na terceira volta muitos carros foram para box para fazer reabastecimento e troca de pneus. Na 24ª volta, Felix Rosenqvist em uma curva de alta na entrada da grande reta teve um grave acidente tendo por sorte não sofrido nada. A corrida ficou paralisada por 1h10 para que fosse reconstruída a barreira de concreto protegida por pneus e que devido ao impacto foi arrancada.

Assim que foi dada relargada, volta 27, a maioria dos carros foi aos boxes para reabastecer e trocar pneus por que no momento do impacto de Felix estava na hora de reabastecimento, mas como a corrida foi interrompida não foi possível o “serviço” nos carros. Will Power assumiu a liderança e manteve-a até a volta 65, faltando 5 para o final, quando devido a um acidente de Romain Grosjean nova bandeira vermelha foi acionada para recolher os carros aos boxes. Depois de mais de 20 minutos os pilotos foram autorizados para a nova largada e eis que o carro de Will Power não funciona devido a pane elétrica. Com bandeira verde, Marcus Ericsson assume o primeiro lugar há 4 voltas do final vencer a sua primeira corrida, sendo o sétimo diferente vencedor da temporada.

Corrida 2:
No domingo, 13 de junho pela manhã, foram realizados os treinos de classificação com Josef Newgarden marcado o melhor tempo, seguido por Colton Herta, Rinus Veekay e Alex Palou.
Em um procedimento igual a corrida 1 no sábado, após a classificação os carros foram recolhidos ao parque fechado e duas horas após foi dada a largada para a corrida. Newgarden assumiu a ponta logo na primeira curva sendo seguido por Pato O’Ward e Colton Herta deixando para trás uma serie de pequenos contatos entre os pilotos. Novamente logo na 3ª volta muitos pilotos foram aos boxes reabastecer e trocar pneus.

Sem grandes alterações, mas muitas disputas por classificações os pilotos andaram forte e por ser um circuito de rua essas batidas causam pequenas batidas. Com o desenrolar normal apenas duas bandeiras amarelas foram acionadas com entrada do pace car na pista, e há cinco voltas do final, tal igual a sábado a corrida foi interrompida tendo Josef Newgarden liderado 62 voltas. Com a pista liberada, Newgarden manteve o primeiro lugar seguido por Herta, Rahal, Palou e O’Ward, mas este tendo pneus mais novos e ainda 2 acionamentos de push-to-pass (sistema limitado que aumenta a potencia dos carros por 15 segundos), que podem ser acionados 10 vezes durante a corrida, conseguiu rapidamente passar Palou e Rahal. Na volta seguinte ele ultrapassa Herta e a duas do final supera Newgarden para assumir a liderança e vencer a corrida. Esta foi a segunda vitória dele na temporada e o primeiro piloto a vencer duas corridas no ano levando-o a liderança do campeonato com 1 ponto de vantagem sobre Alex Palou que terminou em 3º. lugar.

Proxima corrida: Rev Group Grand Prix em Elkart Lake, Wisconsin, domingo 19 de junho, as 14 horas horário de Brasília. Os treinos de sexta-feira e sábado serão transmitidos ao vivo pela rede ComBrasilTV e a corrida exibida na integra pela ComBrasilTV e Canal Universitário no domingo, às 21 horas.

 

 

Categorias

Product Categories

Best Seller