Max Verstappen vence e assume a liderança do campeonato

São Paulo, 24 de maio de 2021
Por: Dedê Gomez
Fotos: Formula 1

Sempre folclórico, o Grande Prêmio de Monaco atrai a atenção do publico mundial muito mais por suas incríveis paisagens do que o traçado do circuito de rua que é lindo, porém muito travado sem oferecer chances reais de ultrapassagens. Independentemente do circuito o fim de semana pode ter mostrado uma nova dinâmica para as corridas com a significativa evolução da Ferrari, a manutenção da Red Bull competitiva desde o início da temporada, a regularidade da McLaren e uma possível perda da hegemonia da Mercedes-Benz que vem dominando com ampla vantagem as corridas no mínimo nos últimos cinco anos.

Na formação do grid de largada, a Ferrari com Charles Leclerc marcou a pole position seguido por Max Verstappen na primeira fila, vindo a seguir Valtteri Bottas-Mercedes, Carlos Sainz-Ferrari, na segunda fila, seguidos por Lando Norris-Mercedes, Pierre Gasly-Alphatauri na terceira fila, e Lewis Hamilton-Mercedes, Sebastien Vettel-Aston Martin na quarta fila.

Como se vê um grid bem heterogêneo nas primeiras filas com a esperança que possa estar começando o equilíbrio de forças na categoria. Inacreditavelmente na saída do box para formação do grid, a Ferrari de Leclerc teve problemas eletrônicos que fizeram com que ele não pudesse correr. Ao ser dada a largada, Verstappen ser ter ninguém ao seu lado conseguiu chegar a primeira curva na liderança seguido por Bottas, Sainz e Norris.

Esse foi o ritmo da corrida pois as chances de ultrapassagens são praticamente nulas, e a primeira e definitiva mudança para os três primeiros colocados ocorreu na troca de pneus para Bottas que ficou retido no box pois não havia jeito do seu pneu dianteiro sair. Assim, Carlos Sainz assumiu o segundo lugar e Lando Norris o terceiro com a vitória de Max Verstappen que passa a ser líder do campeonato.

Próxima corrida: 6 de junho, Azerbaijan Grand Prix.