Formula E Monaco E-Prix

São Paulo, 10 de maio de 2021
Por: Dedê Gomez
Fotos: Formula E

Realmente empolgante e fotográfica, a 7ª etapa do mundial de Formula E disputada nas ruas de Monaco, no mesmo circuito onde corre a Formula 1, no sábado 8 de maio.

Os 24 pilotos representando 12 equipes disputaram arduamente cada centésimo de segundo para obter uma boa classificação no grids para a largada, pois em um circuito de rua travado as ultrapassagens são bem difíceis.

O português, Antônio Felix da Costa, DS Techteam, atual campeão do mundo, marcou a pole position com o tempo de 1m31s317. Em segundo lugar, apenas 12 milésimos de segundos, Robin Frijns, Envision Virgin Racing, e em terceiro lugar, Mitch Evans, Jaguar Team, a 51 milésimos do pole position.

Pela primeira vez foi possível fazer a comparação entre Formula E e Formula 1 em um mesmo circuito, e isso mostrou que a diferença é bem grande, pois o recorde em tomada de tempo na F1 é 1m14s260. Levando em conta ser um circuito de rua, mais travado que autódromos, essa diferença seria muito significativa entre os dois carros.

Por essa razão, a Formula E deve seguir com a sua excelente estratégia de fazer treinos, tomada de tempo e corrida no mesmo dia em circuitos de rua sem se atrever a ir para autódromo,s pois a comparação existirá e o público pode perder o interesse.

Dada a largada para a corrida, Antônio Felix assumiu o primeiro lugar seguido por Frijns e Evans com o pelotão atrás deles disputando palmo a palmo cada posição e centímetro de pista ocasionando uma serie de pequenas batidas principalmente na Mirabeau. Ao final da primeira volta, Frijns assume o primeiro lugar e na luta pelo terceiro em diante, Mitch Evans cai para 5º lugar.

Na luta pela liderança decorridos 15 minutos de corrida é a vez de Antônio Felix escapar da pista e cair para o 4º lugar, e cinco voltas depois assumir o primeiro lugar. Em toda essa situação Evans consegue se recuperar até assumir o primeiro lugar com 30 minutos de corrida em ótima ultrapassagem na subida para o Cassino sobre Antônio Felix.

Tudo parecia caminhar para a vitória de Evans, apesar das tentativas de Antônio, quando na última volta, na saída do túnel o carro de Evans perde potência e Antônio Felix assume a liderança para vencer a corrida com Frijns em segundo e Evans, com sorte salvando o terceiro lugar.

Robin Frijns assumiu o primeiro lugar no campeonato com 62 pontos. Nyck de Vries que não terminou a corrida, em segundo com 62 pontos, e Mitch Evans em terceiro com 54 pontos

Os dois brasileiros terminaram em posições intermediárias, Lucas Di Grassi, Audi Sport, 10º, e Sergio Sette Câmara, Dragon/Penske Autosport, 15º.

Próxima corrida: 19 e 20 de junho, rodada dupla no México.

Categorias

Product Categories

Best Seller