Giro d’Italia

São Paulo, 17 de maio de 2021
Por: Dedê Gomez
Fotos: Giro d’Italia

Está em pleno andamento umas das três mais importantes corridas por estradas do mundo. Disputado desde 1931, a competição percorre em um giro pela Itália nas mais belas paisagens e altas montanhas do país sempre exigindo muito das 23 equipes compostas por 8 ciclistas cada uma com um total de 184 participantes. Completando 90 anos de disputa neste ano, o Giro dItalia já teve entre seus participantes os mais competitivos ciclistas do mundo provenientes dos mais variados países.

Neste ano, a competição tem um total de 3.479 km a serem percorridos em 21 etapas tendo em média 165kms por dia com variações de altitude desde o nível do mar até as escaladas de montanhas variando as mais altas entre 1.305 mts. a 2.233 mts. de altitude no penúltimo dia de competição na etapa 20 no dia 29. Aliás, o momento crucial da competição será entre os dias 20 e 25 quando terá a sequência de escaladas desde 1.215 mts. até o recorde da corrida neste ano com 2.310 mts. na etapa que termina em Cortina D’Ampezzo aos 1.225 mts. de altitude. Em todo esse exaustivo percurso existem somente dois dias de descanso nos dias 18 e 25.

A 9ª etapa neste domingo, dia 16 de maio, foi uma odisseia para os participantes pois estava frio e no final da etapa a escalada do Campo Felice atingindo 1.655 mts. com muita garoa e o curioso piso de terra (algo raro nos Giros) colocando muitas dificuldades para os competidores. A vitória foi do colombiano Bernal Gomez Egan Arley, equipe Ineos Grenadiers, com o tempo de 4h08min.23segs, que o mantém na liderança do tour com uma vantagem de 15segundos para o vice-líder, Remco Evenepol, equipe Deceuninck-Quick Step.

Bernal mostrou-se um ótimo escalador com essa vitória e que poderá ser ampliada nas etapas com altas montanhas.

Categorias

Product Categories

Best Seller