MotoGP – Gran Premio d’Italia Oakley
São Paulo, 02 de junho de 2021
Por: Dedê Gomez
Fotos: MotoGP
MOTOGP – FABIO QUARTARARO VENCE E AMPLIA VANTAGEM!
O francês Fabio Quartararo, Yamaha, fazendo ótima corrida venceu o GP da Itália e ampliou ainda mais a sua vantagem na liderança do campeonato 2021.
Tendo marcado a pole position, Fabio assumiu a liderança após a largada, mas foi ultrapassado antes de completar a primeira volta por Francesco Bagnaia, Ducati, que imediatamente colocou uma pequena vantagem sobre que pouco depois acabou perdendo o segundo lugar para Johann Zarco.
Eis que ainda nessa volta, Bagnaia cai e deixa a liderança para Zarco que vinha se defendendo dos ataques de Quartararo, e um pouco mais atrás Marc Marquez, mais uma vez apronta caindo e levando junto Franco Morbidelli para fora da pista que perde muitas posições.
Desde seu incrível acidente em 2020, todo o castelo que se construiu em torno de Marquez vem desmoronando, pois, ao retornar as corridas após um ano somente tem levado tombos e andando atrás do pelotão dianteiro. Era muito fácil quando tinha a melhor moto na pista podendo superar seus adversários com facilidade. Mas desde a perseguição a Vinales em 2020 na corrida onde levou o tombo, Marquez que já era um piloto que andava mais do que a moto permitia, agora vem pagando o preço de não ter o melhor, e assim mostra não ser tão dominante como era quando tinha o melhor equipamento e podia fazer seus “shows”. Mas lá na frente na corrida, na terceira volta Quartararo assume o primeiro lugar logo abrindo vantagem sobre Zarco que é perseguido pelo português Miguel Oliveira com uma moto KTM. As motos chegaram a atingir 345 km/h na reta dos boxes exigindo uma tremenda freada para fazer a curva 1.
As motos Suzuki, como tem sido comum, após 8 a 10 voltas do início da corrida começam a ter melhor rendimento e os dois pilotos: Joan Mir e Alex Rins logo estão na disputa pelo terceiro lugar agora ocupado por Johann Zarco. Em pouco tempo, Mir (atual campeão do mundo) e Rins ultrapassam Zarco, aparentemente com problema de freio, e partem em perseguição a Oliveira.
Na volta 18, Rins vai ao chão e deixa a 4ª colocação para Zarco que começa a diminuir a distância para Mir que por sua vez pressiona de todas as maneiras a Miguel Oliveira. Mais à frente, Fabio Quartararo com boa vantagem conquista sua segunda vitória no campeonato e abre 24 pontos de vantagem sobre Zarco, o vice-líder do campeonato.
Próxima corrida: Gran Premi Monster Energy de Catalunya – Circuit de Barcelona, domingo 6 de junho.
Comentários