MotoGP – Shark Grand Prix de France

São Paulo, 17 de maio de 2021
Por: Dedê Gomez
Fotos: MotoGP

MOTOGP – JACK MILLER VENCE A SEGUNDA CORRIDA CONSECUTIVA!

No domingo, 10 de maio foi realizado o Shark Grand Prix de France, e o australiano Jack Miller marcou a segunda vitória consecutiva no campeonato em uma pista molhada e com fortes ventos. Todo o fim de semana, no circuito de Le Mans – 4,2 km, 5 curvas a esquerda e 9 para a direita e uma reta de 624 mts, foi marcado por condições adversas devido ao frio, chuvas intermitentes e ventos fortes no dia da corrida. Por essa razão pilotos e equipes tiveram dificuldades para encontrar o melhor acerto de suas motos, na pista alternadamente saiam para um treino com sol e pista seca que de repente tornava-se molhado e liso e vice-versa.

Nos treinos da formação do grid de largada a pista inicialmente estava úmida para terminar seca com os pilotos marcando voltas perto do recorde da pista. A dupla da Yamaha marcou os dois primeiros tempos, tendo Fabio Quartararo, líder do campeonato tendo feito o melhor tempo, seguido por seu companheiro de equipe Maverick Vinales em segundo lugar, e Jack Miller, Ducati em terceiro. Na sequência Franco Morbidelli, Petronas Yamaha, Johann Zarco, Ducati Pramac, e Marc Marquez, Honda.

No domingo, no momento da largada, estava sol com temperatura nos 22 graus, e ventos leves, porém havia previsão de chuva. Dada a largada, Maverick Vinales assumiu a ponta seguido por Quartararo e Jack Miller. O três mantiveram essa disputa até que na 5ª volta começou a chover e na 7ª volta os pilotos entraram nos boxes para trocar as motos.

Na moto GP os pilotos ao invés de trocarem pneus é permitido pegar a moto reserva que está equipada com pneus de chuva. Na curva de entrada para os boxes, Miller escorregou e perdeu o primeiro lugar para Quartararo, e este ao chegar no seu box errou e parou onde estava a moto do seu companheiro de equipe perdendo segundos preciosos e a liderança da corrida para Marquez. Miller ainda conseguiu manter o segundo lugar. Porém, na 10ª volta, Marquez, líder da corrida, sempre abusando da pilotagem (mais do que a moto aceita, e um capítulo a parte é a sua atitude negativa, pois não tendo moto a altura dos primeiros colocados, abusa da pilotagem levando 2 tombos perigosos e ignorando as câmeras de TV quando focado), caiu em tombo violento semelhante ao que tomou há um ano e o afastou das corridas por esse período. Duas voltas depois, Jack Miller assume o primeiro lugar e mais atrás o francês Johann Zarco vem voando já na 3ª colocação. Nesse momento, o vento na pista chega a desequilibrar as motos.

Na 18ª volta, de um total de 28, Zarco assume o 3º lugar e parte para tentar alcançar Quartararo que tem os pneus em mau estado. A cinco voltas do final, Zarco ultrapassa Quartararo que consegue se manter na 3ª colocação, em mais uma vitória de Jack Miller, que passa a ser forte concorrente ao título.

 

Categorias

Product Categories

Best Seller