Yamaha domina início da temporada 2021

São Paulo, 29 de março de 2021
Por: Dedê Gomez

Yamaha domina início da temporada 2021

Maverick Vinales, piloto oficial da Yamaha, venceu a primeira corrida do ano da MotoGp disputada no Qatar, neste domingo 28 de fevereiro.

A corrida foi acirradamente disputada desde a largada comprovando uma tendencia do final da temporada 2020 quando praticamente todas as motos colocaram-se em um mesmo nível.

Na pré-temporada deste ano, as Yamahas mostraram uma ligeira vantagem sobre as Ducati, Suzuki, Aprilla, Honda e KTM nessa ordem.

Porém assim que começaram os treinos oficiais no Qatar, foram as Ducati que ditaram o ritmo, tendo o piloto oficial Francesco Bagnaia marcado a pole position com um novo recorde semioficial da pista e inacreditáveis 362 km/h na reta principal do circuito com1,068km. Pois é uma moto a 362 km/h!!!!

Na sequencia Fabio Quartararo, Yamaha, Maverick Vinales, Yamaha, Valentino Rossi, Yamaha, Jack Miller, Ducati, Johan Zarco, Ducati, compuseram as duas primeiras filas.

A corrida

Dada a largada, Bagnaia assumiu o primeiro lugar seguido por Jack Miller, Quartararo, Vinales e Zarco todos já travando uma acirrada disputa. Valentino Rossi com problemas na moto perdia posições para Aleix Espargaro com Aprilla, e as duas Suzuki com o atual campeão do mundo Joan Mir e Alex Rins, e logo atras Pol Espargaro com Honda.

Com intensas troca de posições Vinales assume a liderança na 8ª.volta e a briga fica por conta de Bagnaia, Zarco, Miller, Mir, Rins que lutam para alcançar o líder. Mas uma pista com altíssimas velocidades como ocorre no circuito Losail International Circuit de 5,38 km, 10 curvas para a direita, 6 para a esquerda e a grande reta exigindo fortíssima freada exige muito dos pneus. Some-se o fato que o circuito está em um deserto sempre com fortes ventos soprando areia para a pista, o que ajuda a desgastar os pneus. Tanto é que a construção dos pneus é em uma carcaça assimétrica sendo mais duro do lado direito e mais macio no lado esquerdo. A soma dos grãos de areia na pista e muita exigência dos pneus pode causar desgaste prematuro e perde de rendimento. Essa pode ter sido a causa de Joan Mir perder na reta de chegada o segundo lugar para Zarco e Bagnaia, tendo Vinales assegurado a vitória.